Ciências Aeronáuticas
Toda a utilização de conhecimentos de ordem técnica em operações e manutenções das aeronaves e aeroportos estão envolvidas na área de ciências aeronáuticas. Dentre algumas das atribuições destes profissionais, podemos citar toda a supervisão do trabalho determinado de tripulações e funcionamento de equipamentos para comunicação aérea.
Em contrapartida para ser piloto é algo fundamental se contar com um bom raciocínio rápido, e acima de tudo uma boa orientação espacial e acima de tudo bons reflexos.
Levando em conta todas estas exigências todos os anos os profissionais acabam passando por avaliações em áreas de saúde, esta é uma avaliação exigida através do comando de aeronáutica.
A partir disto, com todos os conhecimentos das áreas de administração, este profissional deverá gerenciar os aeroportos, bem como empresas diversas de aviação e de companhias aéreas determinadas.
Como está o mercado de trabalho para estes profissionais?
É um fato que a formação de pilotos não acompanha todo o crescimento de demanda das áreas de aviação civil brasileira, o que é uma realidade que cada vez mais torna o mercado aquecido. Dentre as maiores oportunidades podemos citar a aviação executiva e pilotagens de helicópteros, por exemplo.
A aviação comercial de grande porte vem passando por períodos de reestruturação e a partir disto com algumas empresas existe uma redução de contratação. Na região sudeste fica o maior número de vagas, já que quase todas as empresas aéreas atuam na capital paulista.
A remuneração inicial oferecida fica a partir de R$ 5 mil reais e partem para um aumento dependendo das horas de voo que o piloto possui.
Saiba um pouco sobre o curso
Este currículo do curso é composto de matérias teóricas, como teorias de voo e a meteorologia.
Muitas das faculdades exigem que o aluno possa ter antes de ingressar no curso as carteiras de pilotos privados, o que é concedida através da Anac. A partir disto, a formação envolve uma série de disciplinas ligadas para a administração, a partir disto se você fizer a opção deverá se preparar para despesas extras já que a grande maioria dos cursos requerem 40 horas de voo já praticadas pelo piloto.
Deixe um comentário