Engenharia de Materiais
Dentre todos os cursos de engenharia que existem no sistema de ensino superior brasileiro e mundial, alguns deles acabam despertando certa curiosidade e criando confusão em relação as suas principais atividades.
Uma delas, sem sombra de dúvidas, é a Engenharia de Materiais.
Trata-se de um ramo da engenharia que, como o seu próprio nome já entrega, é a responsável pelos estudos dos materiais propriamente ditos.
De uma forma geral, o profissional que se forma nesta área é o responsável pela produção, pela transformação e também pelo uso de qualquer tipo de material.
Também é este profissional que vai trabalhar em cima da criação, ou do aperfeiçoamento, de um determinado material para conseguir criar outro tipo de produto ou item.
Por exemplo, caso um determinado projeto precise de uma liga metálica que não existe no mercado, este profissional pode trabalhar na pesquisa para o desenvolvimento desta matéria prima.
Principais atividades
– Trabalhar na criação ou no aperfeiçoamento dos mais variados tipos de materiais cerâmicos com o objetivo de fornecer matéria prima para a criação de novos itens desta natureza;
– Desenvolver e criar novas ligas metálicas para a produção dos mais variados tipos de produtos manufaturados, ou ainda aperfeiçoar as ligas já existentes para garantir a qualidade do material;
– Trabalhar na criação dos chamados polímeros, que são compostos de borracha, resinas, plásticos ou então acrílicos para serem utilizados para os mais variados fins.
Mercado de trabalho
O mercado brasileiro necessita de profissionais formados especificamente neste segmento de engenharia de materiais, já que ainda é um dos cursos menos procurados dentro de todas as engenharias.
Dentre os principais setores da indústria que empregam e contratam na área estão petroquímica e siderúrgica.
Curso
O curso traz uma série de disciplinas em comum com outras engenharias, especialmente matemática e química. A partir do terceiro ano os estudantes poderão escolher uma especialização, que poderá ser feita em metias, cerâmicas ou polímeros. Dentre os principais cursos na área temos os seguintes:
Universidade de Campina Grande, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Federal de Santa Catarina.
Deixe um comentário