Engenharia de Alimentos
Quando falamos em engenharia estamos falando de uma grande e abrangente área de estudos que engloba uma grande quantidade de atividades diferentes.
Os objetos que são trabalhados por esta ciência também são os mais variados possíveis. Uma delas, por exemplo, é a chamada engenharia de alimentos.
Esta engenharia consiste basicamente na aplicação de uma série de técnicas e conhecimentos para melhorar a preservação e a fabricação de determinados alimentos. Além disso, a engenharia de alimentos também trabalha com sistemas de transporte de alimentos considerados industrializados.
Como a indústria da alimentação é essencial na vida de todo mundo, uma vez que os humanos não conseguem sobreviver sem comida, à engenharia de alimentos é uma área que está sempre carente de novos profissionais.
De acordo com especialistas em economia, a área de alimentos como um todo acaba sendo imunes as crises, e por isso sempre representa um excelente investimento quando o assunto são carreiras promissoras.
Principais atividades
– Criar estratégias e estabelecer parâmetros de qualidade em relação a forma como estes alimentos serão armazenados e também transportados, permitindo que esta comida tenha uma garantia de validade;
– Implantar sistemas de produção de determinados alimentos que sejam automatizados ou que tenham uma melhor relação custo x benefício;
– Desenvolver todos os processos de produção de um determinado alimento;
– Definir as melhores técnicas para tratar os resíduos que são criados a partir da produção destes alimentos.
Mercado de trabalho
Além de ser uma área que está sempre crescendo, o Brasil vive um momento ainda mais especial com a entrada de uma série de produtos criados para públicos específicos e segmentados. Além disso, com as pessoas ganhando mais, elas também passam a gastar mais em alimentos, o que sempre é um excelente sinal para o setor.
Curso
O curso de Engenharia de Alimentos tem uma média de duração de cinco anos, e os alunos passam por uma série de disciplinas envolvendo matemática, física, química e termodinâmica. Dentre as principais universidades que oferecem o curso de Engenharia de Alimentos temos as seguintes:
Universidade de São Paulo
Universidade Federal de Goiás
Universidade Federal de Viçosa
Deixe um comentário