Engenharia Civil
A atuação do profissional da área de Engenharia Civil está incluída em uma análise de características do solo, bem como estudo de insolação e ventilação dos locais e uma definição de todos os tipos de fundação.
Levando em conta algumas bases destes dados, o profissional poderá desenvolver projetos específicos de redes de instalações elétricas.
Levando isto em conta, nos seus canteiros de obras o profissional poderá chefiar equipes de trabalho, sempre procurando supervisionar os prazos, custos, padrões de qualidade e também diversos tipos de padrões de segurança.
Este é um profissional que poderá se dedicar basicamente para administrar recursos de ordem predial, gerenciando assim toda a estrutura e ocupação de um edifício em específico.
Cada vez mais este é um profissional que está em falta no mercado de trabalho
Anualmente, muitas das universidades brasileiras formam um equivalente de 40 mil profissionais na área de engenharia. Mas em contrapartida para atender as demandas de mercado, é possível se formar pelo menos 90 mil profissionais.
Para os próximos 5 anos existe uma demanda de mais de 300 mil engenheiros para todas as áreas, e a área que mais faltam engenheiros é a área de Engenharia Civil.
Como está o mercado de trabalho para estes profissionais?
O mercado de trabalho interfere em toda a grande procura por engenheiros especializados nas áreas de construções urbanas, tanto residenciais como também corporativas. A maior novidade é que o crédito imobiliário deverá cada vez mais ultrapassar os créditos pessoais com suas facilidades.
Todo o crescimento de economia, e programas de governo federal fomentam toda a demanda deste profissional e o sucesso da empreitada. Na região Sudeste é a que continua sendo a principal nos mercados para este profissional.
A remuneração inicial oferecida fica em R4 4068 por uma jornada de trabalho de seis horas diárias.
As melhores escolas estão na UFMG em Belo Horizonte, a UFSC em Florianópolis, a ITA de São José dos Campos, bem como a UFRJ entre outras instituições.
A duração do curso é em média de cinco anos e temos disciplinas como matemática, estatística, desenhos, lógica, entre outros conteúdos que são divididos em teoria e prática.
Deixe um comentário