
Engenharia Cartográfica
A área de Engenharia Cartográfica poderá captar e analisar todos os dados geográficos, bem como uma elaboração precisa de mapas. Levando em conta uma série de bases de pesquisas de campos e cálculos determinados.
Dentre outras particularidades este profissional deverá medir todas as dimensões de terrenos e ainda deverá pesquisar todas as características de solo, estando sempre apto para orientar seus projetos e definir alguns traçados das cidades.
O profissional também atua de forma direta no processo de criação, organização e atualização de arquivos e de informações geográficas.
Todo o seu trabalho serve de base principal para que todos os engenheiros civis possam ter condições para construir prédios, estradas, redes de água, de esgoto, energia elétrica, entre outros.
Ele ainda atua de forma direta para criar, organizar e atualizar arquivos de informações geográficas e topográficas por exemplo.
Como está o mercado de trabalho para este profissional?
Todas as prefeituras municipais, e principalmente de cidades do interior requisitam muito este profissional, ele é totalmente solicitado para atividades como fazer cadastros de ordem técnica e rural, além de urbana.
Existe uma grande demanda em todo o país para este profissional, mas é importante se contar e trabalhar em lugares que nem sempre contam com toda a estrutura adequada que você precisa.
A remuneração inicial fica no valor de R$ 3060 para uma jornada de trabalho de seis horas diárias.
Saiba um pouco mais sobre o curso
Dentre todas as disciplinas básicas de engenharias, são somadas as matérias de formação profissional e também de áreas específicas. Os alunos podem acima de tudo aprofundar um conhecimento relacionado as áreas de geodésia bem como o geoprocessamento, o sensoriamento remoto e a cartografia.
Todos os alunos ainda são ensinados a empregar todas as tecnologias de ponta que são úteis em todo o domínio das técnicas como um sensoriamento determinado e de fotogrametria de forma digital.
Em todas estas situações, eles poderão atuar como fornecedores de apoios de campos em levantamentos de ordem topográfica e em uma regularização das terras rurais. Para que tenha um diploma, este profissional precisa realizar um estágio supervisionado e apresentar um tipo de trabalho de conclusão de curso.
Deixe um comentário