Engenharia Agrícola
A área de Engenharia Agrícola investe em várias possibilidades de áreas de conhecimentos, estes conhecimentos que são totalmente empregados em parte do gerenciamento de processos de ordem agropecuária.
Dentre suas atribuições está trabalhar em projetos de máquinas e de equipamentos agrícolas se ocupando principalmente da mecanização de agrícolas bem como de eletrificação de ordem rural. Além disto este profissional poderá atuar em etapas de agronegócio, bem como planejamentos de produção e também a comercialização dos produtos acima de tudo.
Como está o mercado de trabalho para estes profissionais?
Existem excelentes oportunidades determinadas de trabalho em todas as frentes agrícolas acima de tudo, com isto temos profissionais no centro oeste e no nordeste do país, tudo isto em regiões que a agricultura vem se desenvolvendo acima de tudo e existe ainda uma boa falta de profissionais.
Outro bom mercado forte está no sudeste o que são as usinas de cana de açúcar, no sul e no sudeste que buscam por profissionais para avaliar o impacto ambiental para todo um tratamento determinado e as disposições de efluentes por exemplo.
Outra situação interessante é que no sul existem boas chances de uma colocação nas cooperativas agroindustriais.
A remuneração inicial fica no valor de R$ 4068 por uma jornada de trabalho de seis horas diárias.
Quais são as melhores instituições que oferecem estes cursos?
Dentre as melhores instituições que oferecem este tipo de curso podemos citar a Universidade de Viçosa, a UFV que oferece curso de Engenharia Agrícola e Ambiental, além da UFPEL em Pelotas, a Unicamp em Campinas e a Unioeste em Cascavel.
Saiba um pouco mais sobre o curso
Durante os dois primeiros anos de estudo, você precisa receber uma sólida formação em ciências exatas e de computação. Levando isto em conta, a partir de um terceiro ano, o curso tem como objetivos abordar aspectos de tecnologia que dão todo o suporte para criações dos projetos e também de sistemas de produção determinados.
Todo o currículo com isto tem uma forte característica ambiental, e atua de forma direta em toda a conservação de qualidade da água e do solo. Os estágios supervisionados e o trabalho de conclusão de curso sempre são obrigatórios.
A duração média do curso é de cinco anos.
Deixe um comentário