Engenharia Aeronáutica
O Brasil forma menos de metade do número que tem a necessidade de engenheiros aeronáuticos. A partir disto, temos como principais motivos o que são poucas as vagas oferecidas pelas universidades, tudo isto ocorre principalmente devido a uma falta dos professores que estiverem capacitados acima de tudo.
Existe ainda quem pode optar por trabalhar fora do país, além disto a boa formação para os profissionais brasileiros neste tipo de área cada vez mais fazem com que os cursos sejam procurados por empresas internacionais acima de tudo.
Sobre este ramo de Engenharia
A Engenharia Aeronáutica é um ramo que se preocupa basicamente em ocupar um bom projeto e manutenções de aeronaves e gerenciamento de atividades de ordem aeroespacial acima de tudo.
A partir disto temos os engenheiros aeronáuticos que poderão se envolver em projetos e constituição de todos os tipos de aeronaves, helicópteros, satélites, entre outros. Uma particularidade interessante é que este profissional é o responsável por processos de manutenção para realizar reparos e inspeções de forma periódica. Além de realizar uma fabricação de aviões, é possível se gerenciar obras e serviços totalmente ligados a estrutura aeronáutica.
Como está o mercado de trabalho para os profissionais?
Para estes profissionais todo o principal motor de mercado é a Embraer, a Embraer é uma empresa sempre líder no mercado mundial de aviação comercial tanto de pequeno como de médio porte. A partir disto a empresa vem ampliando todo o seu peso na indústria mundial de negócios.
Além de toda a própria Embraer, podemos citar também muitas oportunidades de trabalho em empresas menores que prestam serviços para a Embraer, um setor que está em grande expansão no Brasil é a área de ciência e tecnologia aeroespacial. A remuneração oferecida fica em R$ 4 mil reais por seis horas diárias de trabalho.
As melhores instituições no Brasil são a USP de São Paulo, bem como em São José dos Campos a ITA, com o curso de engenharia Aeronáutica e Engenharia aeroespacial.
O curso tem uma duração de cinco anos, e a partir do terceiro ano o aluno tem a opção de uma área de especialização determinada.
Deixe um comentário