Arquitetura
A área de arquitetura e urbanismo é um tipo de arte para organizar espaços diversos e internos e externos, tudo isto poderá estar a partir de critérios estéticos, voltados basicamente através de um conforto e de funcionalidade também.
A partir disto, o arquiteto deverá projetar e acima de tudo coordenar toda a construção e a reforma dos prédios diversos.
O profissional deverá realizar a planta e ainda determinar materiais específicos que são usados em obras, o que é levado em conta é a utilização do imóvel, bem como toda a disposição de projetos e objetos, iluminação e acima de tudo a ventilação.
Levando isto em conta, como urbanista, este profissional deverá planejar todo o crescimento das cidades e dos bairros em consideração, além disto, este profissional precisa a partir disto realizar criações de desenhos, e objetos bem como uma elaboração de placas de sinalização ou logotipos diversos.
A confusão entre a arquitetura e a engenharia civil
Existe uma confusão entre estas duas áreas, mas existe uma situação muito simples, a partir disto o engenheiro civil poderá projetar e acima de tudo executar as suas obras.
Estes dois profissionais deverão atuar na construção dos edifícios, mas em contrapartida o arquiteto precisa contar com uma boa exclusividade em seu trabalho, bem como suas áreas de planejamento urbano e regional, além dos monumentos e patrimônios de ordem cultural. Aos engenheiros deverá caber toda a responsabilidade determinada por obras de estrutura.
Como está o mercado de trabalho para este profissional?
Todas as obras civis que vem acontecendo em nível de Brasil, devido aos grandes eventos que o país vem recebendo acabam movimentando a todo o mercado de trabalho em todos os setores de construção civil, a partir disto é possível se aumentar toda a procura pelos arquitetos.
Em contrapartida por mais que existam megaeventos, estes são pontuais, e o potencial que este tipo de segmento poderá representar na área de arquitetura é totalmente explicado por um déficit habitacional da população brasileira.
Todos os principais empregadores dos arquitetos são as empresas de setores públicos, o que são responsáveis por obras de estrutura e urbanização, bem como também incorporadoras de negócios.
Outra particularidade é que a maior parte das vagas existentes estão na região sul e sudeste. A partir disto o mercado no litoral do Nordeste cresce bastante devido ao advento de turismo.
Deixe um comentário